segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Infância Missionária

Na primeira emissão de 2008, a 6 de Janeiro, o Luso Fonias esteve à conversa sobre Infância Missionária, crianças que ajudam crianças.
Anunciar o Evangelho e construir um mundo melhor é uma tarefa também das crianças. Assim pensou D. Carlos Forbin-Janson, bispo de Nancy (França), que em 1843 fundou a Obra da Infância Missionária. Um movimento de solidariedade que une milhões de crianças em todo o mundo. Um movimento que o Luso Fonias procurou conhecer melhor neste tempo de esperança que é o início de mais um ano.
Não perca a entrevista ao Pe. Manuel Durães Barbosa, Director das Obras Missionárias Pontifícias.

Segue o comentário do Pe. Tony Neves:
«‘Crianças ajudam crianças’ é um lema excelente para ajudar as novas gerações abrir caminhos de solidariedade e de partilha. É fundamental que as crianças conheçam o mundo, com suas grandezas e limites, com o que as pessoas têm e os direitos que lhes são negados. E é urgente activar dinamismos de fraternidade que tornem as pessoas verdadeiramente irmãs, à escala do planeta, sem fronteiras de espécie alguma.
As Obras Missionárias Pontifícias têm a Missão de dar corpo a este ideal e de, ano após ano, por ocasião da Epifania do Senhor (a festa dos Magos, do anúncio a todos os povos do nascimento de Jesus Cristo).
Em Portugal, 2008 é um ano muito especial no que diz respeito à dimensão missionária, uma vez que aqui se vai realizar o Congresso Missionário Nacional. As crianças não podem ficar de fora desta onda e, nesse sentido, o guião ‘Outubro Missionário’ tem uma proposta original e ousada para mobilizar as crianças. Diz: «A Obra da Infância Missionária é um serviço das Igrejas particulares que trata de ajudar os educadores a despertar progressivamente nas crianças uma consciência missionária universal e a estimulá-las a compartilhar a fé e os meios materiais com as crianças das regiões e das Igrejas mais necessitadas. Desde a sua origem, a Obra contribuiu para despertar vocações missionárias. As quotas e as ofertas dos meninos de todos os países contribuem para formar fundos de solidariedade que têm por finalidade ajudar as obras e as estruturas em favor dos meninos mais pobres. Para além das campanhas e ofertas que as crianças possam fazer, é possível desenvolver e aprofundar o empenho missionário das crianças e adolescentes, preparando e motivando a celebração da Epifania, Cristo Luz do mundo, como a festa da Infância Missionária».
Tornar o mundo mais humano, mais fraterno e mais solidário é objectivo da Infância Missionária que põe o coração das crianças a bater ao ritmo do coração do mundo.»

Ouça este programa e os mais antigos na Telefonia
(menu do lado direito)

Sem comentários: