segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Caminhos inovadores de missão

… Ir para fora cá dentro

Nas palavras de Bento XVI, «ser missionário quer dizer amar a Deus com todo o próprio ser a ponto de entregar, se for necessário, a vida por Ele. Ser missionário significa debruçar-se, como o bom Samaritano, sobre as adversidades de todos, de forma especial dos mais pobres e necessitados, porque quem ama com o Coração de Cristo não busca o seu próprio interesse, mas unicamente a glória do Pai e o bem do próximo».
O Luso Fonias de 7 de Outubro esteve à conversa sobre “Caminhos Inovadores de Missão – Ir para fora cá dentro”, um tema para nos ajudar a perceber como os missionários ultrapassam fronteiras e se aproximam de quem necessita dentro do seu próprio país.
Em estúdio esteve o Pe. José Tavares Matias, Missionário da Consolata que esteve 14 anos em Moçambique e é responsável pelos Leigos Missionários da Consolata em Portugal.

Segue o comentário do Pe. Tony Neves:
«Este mês de Outubro chega carregado de Missão. Nas Igrejas e espaços paroquiais, bem como nas Comunidades Religiosas, estão afixados os cartazes para o Dia Mundial Missionário. Bento XVI quis celebrar os 50 anos da Encíclica ‘Fidei Donum’ que incentivava as Igrejas locais a enviar padres para a Missão Ad Gentes e deu à Mensagem para este Dia um título que responsabiliza: ‘Todas as Igrejas para o Mundo inteiro’. Ninguém fica de fora nesta tarefa de anunciar o Evangelho nos quatro cantos da Terra.
Mas há mais sinais desta onda missionária em Portugal: o Guião Outubro Missionário chega a cada vez mais Comunidades e é utilizado como um manual de reflexão e celebração com o toque Missionário que este mês aprofunda; mais de 200 jovens partiram, este verão, em Missão, mostrando como está vivo o Voluntariado Missionário; aumentam as Geminações de Dioceses e Comunidades Paroquiais, símbolo da comunhão entre povos e Igrejas locais; a Infância Missionária está a ganhar corpo, a medir pelas iniciativas que se criam no continente, nas Ilhas e até em comunidades portuguesas no estrangeiro; estão previstas Vigílias Missionárias um pouco por todo o país, por ocasião do Dia Mundial Missionário; o Peditório de Rua envolve milhares de pessoas e tem gerado resultados muito bons, também em sensibilização missionária; o Curso de Missiologia e as Jornadas Missionárias Nacionais ganharam direito de cidadania no panorama dos eventos que a Igreja Portuguesa promove e valoriza. Mas há mais, muito mais.
Finalmente, uma palavra de futuro: em 2008, Portugal celebra o seu Congresso Missionário Nacional. É um evento que já está em marcha, com muitas reuniões de preparação e algum material de promoção. É louvável a atitude dos Institutos ‘Ad Gentes’ que, nos seus calendários, almanaques e agendas para 2008 deram grande espaço à publicitação do Congresso.
Tem futuro o empenho missionário, as linhas da frente que se abrem, a sensibilidade que aumenta, o apoio prestado solidário às Igrejas em maior dificuldade.»

Ouça este programa e os mais antigos na Telefonia
(menu do lado direito)

Sem comentários: