quarta-feira, 12 de setembro de 2007

190 Presentes Solidários para Angola

Presente escolhido: 1 conjunto de enxada com sementes
Número de presentes: 190
Parceiro local: Franciscanas Missionárias de Maria
Região: várias no interior do país

As Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria foram as parceiras da FEC no terreno. Não foi fácil fazer chegar às pessoas devidas o material, mas a Irmã Rosário Briones vai explicar isso melhor no seu texto.

«Pretendemos dar contas do andamento do projecto - Campanha de Presentes Solidários - por meio do qual ofereceram kits de sementes e enxadas para a Missão de Angola.
Por aqui, os sistemas de comunicação nem sempre estão operativos, como gostaríamos que estivessem, e portanto não conseguimos muitas vezes enviar ou receber as nossas mercadorias. Como tal, os presentes dirigidos ao interior do país demoraram mais algum tempo a sair.
No tocante à compra das enxadas, tivemos de dar muitas voltas em Luanda até as encontrar de boa qualidade, enxadas que perdurassem! As que acabámos por comprar são portuguesas. No início, só encontrávamos enxadas chinesas, mais baratas é verdade, mas de mais fraca qualidade.
Outro problema que nos surgiu foi o transporte até às missões do interior, onde elas serão entregues na sua totalidade. O transporte não foi fácil. Algumas só partiram há dias com as sementes. Os correios não funcionam em Angola. Então, tudo o que diz respeito a correspondência depende da ida e vinda de pessoas de confiança que fazem estes percursos de Luanda, a capital, para as províncias do interior.
O que podemos adiantar neste momento, é que os conjuntos de enxadas e sementes já foram entregues e outras estão a caminho. Já comprámos várias sementes (tomante, cenoura, alface, couve, paus de mandioca, etc.), mas falta-nos ainda comprar semente de ginguba, feijão, etc.
Muito obrigada, mais uma vez, por todas estas ofertas que estão a fazer a diferença de muita boa gente do interior, sobretudo. É nessas zonas que as pessoas mais necessidade têm de garantir a sua subsistência e é também lá que muitas não têm os meios para o fazer. Estes conjuntos de sementes vão melhorar a vida de muitas famílias.»

Ir. Rosário Briones
Franciscanas Missionárias de Maria



Sem comentários: