sexta-feira, 20 de julho de 2007

O papel da religião no fenómeno da globalização

Actualmente assistimos à emergência de um mundo global, cujos traços ainda se apresentam indefinidos. As instituições do mundo antigo são obrigadas a adaptarem-se a um mundo crescentemente globalizado, por via da intensificação das trocas e comunicações.
A religião também tem de saber responder aos desafios deste novo mundo. Isto porque, embora assente em religiões de carácter sobretudo regional, a religião exprime por excelência uma atitude universal.
O Luso Fonias de 15 de Julho contou com uma emissão sobre o caminho da religião neste mundo cada vez mais globalizado. Em estúdio esteve o Pe. Manuel Gonçalves, Espiritano que esteve 28 anos como missionário em Angola onde, de 1996 a 2002, foi Coordenador da Comissão Instaladora da Universidade Católica - UCAN. Actualmente, é responsável pelos Arquivos da Congregação do Espírito Santo em Portugal, aproveitando para escrever um ou outro livro e artigos para jornais e revistas ligados à Igreja.

Segue o comentário do Pe. Tony Neves:
Quando falamos de globalização nunca sabemos bem o que estamos a dizer porque este fenómeno apresenta sempre efeitos muito contraditórios, é capaz do melhor e do pior, de humanizar o mundo e de arrasar pessoas e sociedades. Para que os efeitos perversos da globalização não atinjam as pessoas, as religiões, muitas delas a intervir à escala do mundo, têm uma palavra a dizer e uma intervenção solidária a implementar.
Deixo, em jeito de partilha, dez desafios que as Religiões devem lançar a este mundo globalizado:
1. Num Mundo marcado pela violência e pela retaliação: optar pela Paz por qualquer preço (contra todas as guerras e violações dos direitos humanos).
2. Num Mundo marcado pelo individualismo: optar pela vida de comunidade e comunhão de bens. A partilha é uma palavra-chave.
3. Num Mundo marcado por algum racismo: optar pela vivência, desde a formação, em comunidades internacionais.
4. Num Mundo marcado por alguma xenofobia: optar pela defesa e compromisso em favor dos imigrantes, refugiados, deslocados, exilados.
5. Num Mundo marcado pelo lucro e pelo sucesso: optar pelos excluídos e pobres.
6. Num Mundo marcado pela construção de trincheiras entre o Norte e o Sul: optar por partir e/ou ajudar a partir rumo aos países mais desfavorecidos.
7. Num Mundo marcado pelo laicismo e secularismo: optar por colocar o Deus da ternura e da justiça acima de tudo.
8. Num Mundo marcado pela ganância do poder: optar por servir.
9. Num Mundo marcado por um Norte rico que explora o Sul pobre: optar por apoiar o desenvolvimento, através de projectos.
10. Num Mundo marcado por gozar a vida: optar por dar a vida pelos outros.

Ouça este programa e os mais antigos na Telefonia
(menu do lado direito)


Sem comentários: