quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Levanta-te contra a pobreza

Nas palavras do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, «a luta contra a pobreza é, hoje, uma luta pela salvação da humanidade como um todo».
A 17 de Outubro celebra-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, uma data comemorada mundialmente através da iniciativa “Levanta-te e Actua!”.
Luís MahO Luso Fonias de 18 de Outubro esteve à conversa sobre os objectivos desta e de outras iniciativas que possam contribuir para a erradicação da pobreza e a concretização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Não perca a conversa com o Dr. Luís Mah da Campanha Objectivo 2015.

Na opinião do Pe. Tony Neves:
«O Dia Missionário Mundial será antecedido, este ano, de um outro dia Mundial que lhe está intimamente ligado: o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza que se celebra a 17 de Outubro. E, verdade seja dita, é uma enorme responsabilidade para nós pois somos a primeira geração que pode erradicar a pobreza.
O programa ‘Pobreza Zero’, que pretende exigir aos governos a concretização dos Objectivos do Milénio que prevêem a redução em 50% da pobreza até 2015, lançou um conjunto de iniciativas em Portugal onde se prevê que 100 mil pessoas adiram e se envolvam, de 17 a 19 de Outubro. Recordamos que, em 2007, 43 milhões de pessoas levantaram-se para exigir aos líderes mundiais que cumpram as suas promessas para acabar com a pobreza e desigualdade. Portugal contribuiu com mais de 65 mil vozes nesta iniciativa.
Na campanha de incentivo á participação, que percorre site e e-mails na internet, o apelo é dirigido directamente ao coração: ‘Não fiques indiferente ao convite: “Levanta-te! Faz-te Ouvir! Actua!” O objectivo não é simplesmente o de quebrar um Recorde do Guiness, mas sim de mobilizar a sociedade civil. Atrair atenções, alertar consciências, manifestar que estamos contra os números que não param de aumentar: 50 mil pessoas morrem de pobreza extrema diariamente!
Lutar contra toda a espécie de pobrezas é uma exigência da missão hoje. Por isso, associo-me a esta onda e faço meu o apelo final que se pode ler em www.levanta-te.org:
“E tu? Vais ficar de fora? Aceita o desafio! Entra no website oficial do Levanta-te 2008 www.levanta-te.org.Visita, manifesta-te, organiza-te e mobiliza-te!”
Assim podemos provar mesmo ao mundo que a nossa geração (a de todos nós, não olhando a idades!)... a nossa geração é a primeira que pode erradicar a pobreza.»

Ouça este programa e os mais antigos na Telefonia
(menu do lado direito)

Sem comentários: