sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Devoção a Nossa Senhora

O Luso Fonias de 2 de Dezembro teve uma emissão intitulada “Devoção a Nossa Senhora”, um programa que surgiu a propósito do Dia da Imaculada Conceição, a 8 de Dezembro, e que contou com uma entrevista realizada pela Rádio Aparecida (Brasil). Não deixe de ouvir a conversa com o Pe. Vicente André, assessor de comunicação do Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, São Paulo.

Segue o comentário do Pe. Tony Neves:
«O mundo inteiro celebra, a 8 de Dezembro, a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. A devoção dos católicos à mãe de Jesus é muito forte, como se percebe bem pelo número de Igrejas e Santuários que lhe são particularmente dedicados.
Tive a oportunidade de visitar alguns dos santuários marianos onde são milhares e milhares os peregrinos e devotos que ali vão para rezar. Recordo as multidões que encontrei no México, aquando da festa de Nossa Senhora de Guadalupe, no Santuário a ela dedicado, em memória da aparição da Virgem ao jovem indígena Juan Diego. Estive já em Lourdes, na França, onde Nossa Senhora apareceu, sobretudo, para valorizar a dimensão da cura por parte de Deus; fui ao Santuário Nacional brasileiro da Senhora da Aparecida, marcado pela gratuidade da relação com Deus pois, como dizia o Reitor, ali ninguém vai pedir nada, só agradecer. Em Angola, com a paz implementada, muitos dos caminhos da fé deste povo católico vão dar ao santuário de Nossa Senhora da Muxima, nas margens do grande e belo Rio Kuanza. E, claro está, não posso esquecer o ‘altar do mundo’ que é Fátima, onde uma Senhora mais brilhante que o sol, apareceu a três crianças no longínquo ano de 1917. Eram tempos cruéis de guerra para a Europa e a mensagem da Senhora era de paz, com a condição de haver conversão e oração. A este nível, 90 anos depois, a Mensagem de Fátima mantém uma actualidade extraordinária. Não é por acaso que continuam a chegar ao santuário milhões de pessoas por ano, transformando Fátima na capital da Fé e da Esperança.
A devoção católica a Nossa Senhora tem algumas expressões populares que os tempos consagraram: recordo particularmente a recitação do Rosário.
Maria vai continuar a ser a grande referência de radicalidade cristã para todos. Como Mãe, trará à humanidade que crê a ternura, a dedicação e a alegria que a maternidade traz consigo. Daí não estranhar tanta devoção por parte dos seus filhos.»

Ouça este programa e os mais antigos na Telefonia
(menu do lado direito)

Sem comentários: