domingo, 20 de maio de 2007

Ecos da História #1

A 20 de Maio de 1277, há 730 anos, morria Pedro Hispano, o primeiro e único papa português, com o nome de João XXI.

«Pedro Julião, ou Pedro Hispano Portucalense, ficou conhecido para a história como João XXI, o único papa português. Foi o mais conceituado dos dialécticos da Idade Média. Dotado de uma sabedoria enciclopédica, filósofo e matemático, tornou-se médico do Papa Gregório X. Escreveu um dos primeiros tratados de oftalmologia e a célebre Summulae Logicales, tratado de lógica, que se impôs nas universidades até ao século XVII. O papa português “teve lugar cimeiro dentro da cristandade do seu tempo. Isso faz dele um português absolutamente ímpar”, diz D. Manuel Clemente, bispo do Porto.

Conhecido por Pedro Hispano Portucalense, Pedro Julião viria a tornar-se Papa com o nome de João XXI. Filósofo e matemático, estudou em França e em Itália. Foi eleito arcebispo de Braga, mas não chegou a ser confirmado porque, entretanto, sendo já médico do Papa Gregório X, foi nomeado cardeal-bispo de Tusculum. Nessa qualidade, assistiu ao Concílio de Lyon II. Foi eleito Papa em 1276. Era português, natural de Lisboa, onde nasceu entre 1205 e 1210.

Como estudioso de medicina, escreveu um livro de divulgação de conhecimentos denominado Tesouro dos Pobres. Como cultor da lógica aristotélica, compendiou a célebre Summulae Logicales, que mereceu do poeta Dante, na Divina Comédia, algumas referências. “Na Divina Comédia, Dante coloca-o no Paraíso e figura lá com os doze livros, os livros de lógica que escreveu e que foram tidos como compêndio de arte de pensar, de uma ponta à outra da Europa, até ao século XVII”, refere D. Manuel Clemente.

Aquando da reforma da Universidade, então sediada em Lisboa, realizada durante o reinado de D. Manuel I, a obra de Pedro Hispano ainda fazia parte dos planos de estudos. Do escrito De Oculis, de Pedro Hispano, Egas Moniz publicou, em 1930, um resumo que demonstrava bem o interesse histórico-científico dessa obra. É, afinal, um dos primeiros tratados de oftalmologia. Também figura na obra de Pedro Hispano um tratado de psicologia denominado De Anima, no qual transparecem as concepções do autor ao salientar os fundamentos fisiológicos da vida psíquica.

Prior de Mafra, cónego da Sé de Lisboa, prior da Colegiada de Guimarães, Pedro Julião foi nomeado médico do Papa Gregório X, depois de ter passado pela Universidade de Paris e pela cátedra de Siena. Eleito Papa em Setembro de 1276, João XXI procurou conciliar a já arrastada polémica, surgida em 1265, entre a Santa Sé e a coroa portuguesa. Sistematicamente protelada com promessas e delongas, resistência passiva e dissimulações do rei português, a questão perdurara até ao seu pontificado.

Famoso em diversas ciências, Pedro Julião foi Papa durante oito meses e oito dias. Pouco tempo sobreviveu aos ferimentos recebidos na derrocada da “loggia” do palácio dos papas em Viterbo, vindo a falecer em Maio de 1277. Muito se esperava da sua acção iluminada. “Pedro Hispano permanecerá sempre como grande português no estrangeiro. Um grande mensageiro da forma de ser português no meio dos outros povos, não fechado sobre si mesmo e participando da cultura e das dinâmicas do seu tempo”, diz o padre Vítor Melícias.»

In www.rtp.pt

Sem comentários: